Ouvi falar, fui pesquisar e preciso compartilhar. Adorei estudar e entender um pouco sobre a teoria das cores.
Na arte da pintura, assim como na fotografia e outras artes, compreender as bases da teoria da cor, é um conhecimento indispensável para o sucesso na correta utilização e combinação das mesmas. A teoria da cor compreende um conjunto de regras básicas que permitem misturar as cores para conseguir um resultado desejado. Vi também que devemos entender que as cores são tanto produzidas por pigmentos, como produzidas por luz. Assim como os pigmentos e a luz se comportam de forma diferente em termos de como eles se combinam para criar as cores, assim também são diferentes as regras para lidar com cada um deles. Uma boa compreensão da teoria das cores compreende temas que abordaremos sucessivamente, neste blog, mas como sempre e mais uma vez, só através da pratica, este conhecimento teórico fará algum sentido.
Quanto ao uso de cores, a experiência e o senso estético são as mais confiáveis fontes de inspiração. No entanto existem algumas dicas que podem ser úteis :
* As cores quentes(todos os tons de vermelho, todos os tons de amarelo, todos os tons de laranja) tornam o ambiente visualmente menor, enquanto as cores frias( todos os tons de azul, todos os tons de violeta, e também o verde e todos os seus tons) ampliam o ambiente.
* As cores tem peso. Quantos mais escuras, mais pesadas. Por isso existe a tendência de usar cores mais escuras próximas ao chão, para fundamentar o ambiente. A falta destas cores torna o ambiente visualmente opressivo, como num hospital, onde tudo é muito claro.
* O uso de muitas cores alegres, juntas, ao invés de tornar o ambiente mais vivo, pode causar confusão visual. Prefira o uso de alguns detalhes em tons contrastantes, mas não exagere.
* O contraste entre cores fortes em paredes e mobília põe em evidência o design ( layout, desenho ) e o tamanho dos móveis.
* Na dúvida entre quais cores usar, opte por uma só, e trabalhe com vários matizes ( mais claros, mais escuros e médios).Para não ficar muito monótono, você pode usar detalhes em cores contrastantes.
* As cores puras, também chamadas primárias, cansam a vista, quando usadas em demasia. Para áreas grandes, como paredes, prefira tons mais claros da mesma cor.
* As cores envelhecem com o tempo, o calor, a umidade. Então, se for envelhecer uma peça, faça um tom mais claro do que você gostaria. Com o tempo, ela vai ficar cada vez mais bonita, ao invés de ficar tão escura que nem dê para distinguir os desenhos.
* Você pode optar por fazer os detalhes em cores complementares, o que garante a harmonia do conjunto. As cores complementares são : Azul / Laranja ; Roxo / Amarelo; Vermelho / Verde.
Se desejarem pesquisar um pouco mais.:
Sugestões? Envie um e-mail para: thaisaraujoif@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário