Pesquise aqui:

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Consumo Consciente: Sabão Ecológico a partir do Óleo de Cozinha

RECICLAGEM:


Gente, eu não posso deixar isso passar. Já me perguntei o que aconteceria com tal ação, mas não sabia que era tanto. Vejam só isso:
A reportagem mostra como o sabão ecológico é produzido.
"Alerta para as donas de casa: o óleo de cozinha despejado diretamente na pia, ou misturado com o lixo comum, pode contaminar o solo, rios e até lençóis freáticos. Por isso é preciso saber reciclar o produto e saber como eliminá-lo de forma correta. Uma indústria de São Paulo tem apostado na reciclagem, e têm produzido sabão a partir do óleo. A idéia criou empregos e têm estimulado o consumo consciente."

Este vídeo é uma apresentação de como fazer o sabão ecológico em sua própria casa.
Você vai precisar de: 
• 2 litros de óleo usado;
• 800 ml de água quente;
• 80 ml de amaciante de roupa;
• 400 g de soda cáustica*

Este aqui, fala dos benefícios que você terá ao iniciar o processo de reciclagem do óleo. Lembre-se: uma vez jogado na pia de casa, estamos contaminando a água -que ao passar pelo tratamento de esgoto, vem para nossas casas-, e os alimentos -que são produzidos pelo solo. A natureza e assim: uma mão lava outra.

Ps: Ao manusear a soda cáustica, tenha cuidado. Use uma máscara de proteção, pois uma vez em contato direto com a pele, pode causar queimaduras gravíssimas. 
Hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.
Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.


Postarei a parte II (logo acima) que irá tratar do seguinte: caso você não queira fazer o sabão em casa, existem postos de coleta que caso não queira entregar no local, não precisa sair de casa. Eles vão até você!


Sugestões? Envie um e-mail para: thaisaraujoif@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário