Pesquise aqui:

terça-feira, fevereiro 28, 2012

Teoria das Cores - Vídeos

Teoria das Cores, parte 1/2


Teoria das Cores, parte 2/2


Teoria das Cores - Explicação sobre como usar a roda de cores.



Esse dia chegará !


sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Teoria das Cores

Ouvi falar, fui pesquisar e preciso compartilhar. Adorei estudar e entender um pouco sobre a teoria das cores.

Na arte da pintura, assim como na fotografia e outras artes, compreender as bases da teoria da cor, é um conhecimento indispensável para o sucesso na correta utilização e combinação das mesmas. A teoria da cor compreende um conjunto de regras básicas que permitem misturar as cores para conseguir um resultado desejado. Vi também que devemos entender que as cores são tanto produzidas por pigmentos, como produzidas por luz. Assim como os pigmentos e a luz se comportam de forma diferente em termos de como eles se combinam para criar as cores, assim também são diferentes as regras para lidar com cada um deles. Uma boa compreensão da teoria das cores compreende temas que abordaremos sucessivamente, neste blog, mas como sempre e mais uma vez, só através da pratica, este conhecimento teórico fará algum sentido.

Quanto ao uso de cores, a experiência e o senso estético são as mais confiáveis fontes de inspiração. No entanto existem algumas dicas que podem ser úteis :

* As cores quentes(todos os tons de vermelho, todos os tons de amarelo, todos os tons de laranja) tornam o ambiente visualmente menor, enquanto as cores frias( todos os tons de azul, todos os tons de violeta, e também o verde e todos os seus tons) ampliam o ambiente.

* As cores tem peso. Quantos mais escuras, mais pesadas. Por isso existe a tendência de usar cores mais escuras próximas ao chão, para fundamentar o ambiente. A falta destas cores torna o ambiente visualmente opressivo, como num hospital, onde tudo é muito claro.

* O uso de muitas cores alegres, juntas, ao invés de tornar o ambiente mais vivo, pode causar confusão visual. Prefira o uso de alguns detalhes em tons contrastantes, mas não exagere.

* O contraste entre cores fortes em paredes e mobília põe em evidência o design ( layout, desenho ) e o tamanho dos móveis.

* Na dúvida entre quais cores usar, opte por uma só, e trabalhe com vários matizes ( mais claros, mais escuros e médios).Para não ficar muito monótono, você pode usar detalhes em cores contrastantes.

* As cores puras, também chamadas primárias, cansam a vista, quando usadas em demasia. Para áreas grandes, como paredes, prefira tons mais claros da mesma cor.

* As cores envelhecem com o tempo, o calor, a umidade. Então, se for envelhecer uma peça, faça um tom mais claro do que você gostaria. Com o tempo, ela vai ficar cada vez mais bonita, ao invés de ficar tão escura que nem dê para distinguir os desenhos.

* Você pode optar por fazer os detalhes em cores complementares, o que garante a harmonia do conjunto. As cores complementares são : Azul / Laranja ; Roxo / Amarelo; Vermelho / Verde.


Se desejarem pesquisar um pouco mais.:

Sugestões? Envie um e-mail para: thaisaraujoif@gmail.com

Consumo Consciente: Sabão Ecológico a partir do Óleo de Cozinha (parte II)


Recolhimento de Óleo de Cozinha em Salvador

Se você não quiser ou não tiver recursos pra isso, existe uma maneira muuuito mais prática e consciente de se fazer isto: entrega nos postos de coleta. Ainda que você não vá no local, entregue sem sair de casa.
Você sabia que apenas 1 litro de óleo polui milhões de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida? Pois é, o problema é realmente sério e é necessário de um esforço da população, que agora conta com um sistema de coleta gratuito por meio de dois lugares:
Coletores Marrons nas Lojas EXTRA e a empresa RENOVE que produz etanol e biodiesel que vai até sua casa buscar esse resíduo!

Dirija-se até uma loja extra e descarte seu óleo de frituras em embalagens PET de 2 LITROS ou em Galões caso você produza o resíduo em escala maior (empresas de alimentos, por exemplo). Caso você não tenha condições de ir até uma loja extra, separe seu óleo na PET e contate:


RENOVE”
Contato: Luciano Hocevar 
Telefones:             (71) 3267-0269       /            (71) 9979-2504      
lucianohocevar@hotmail.com ou acesse www.renoveoleo.com.br


Eles vão até sua casa cialis free offer fazer a coleta! Não esquece quantos milhões de litros d’água você vai estar preservando para que não falte na sua casa em momento algum!


Veja o roteiro de passagem do veículo de recolhimento:


A coleta acontece quinzenalmente e tem rota pré-estabelecida

Segundas: Paripe, Faz.Coutos, Coutos, Periperi (manhã) e Valéria, Boca da Mata, Águas Claras, Cajazeiras Propecia buy (tarde).


Terças: Imbuí, B.Rio Jaquaribe, Patamares, S. Marcos, Pau da Lima (manhã) e Cabula, T.Neves, Sussuarana, S. Gonçalo, Saboeiro (tarde).


Quartas: Armação, Costa Azul, Stiep, C.das Árvores, Pituba, Itaigara (manhã) Amaralina, R. Vermelho, Ondina, Barra, Graça, Vitória, Canela, Garcia (tarde).


Quintas: Lobato, Ribeira, Bonfim, Água de Meninos (manhã) Barbalho, Pero Vaz, Barris, Centro, Comércio (tarde).


Sextas: S. Cristóvão, Stella Mares, Ipitanga, Vilas, L.Freitas (manhã) Itapuã, Alto Coqueiro, Mussurunga (tarde).



Sugestões? Envie um e-mail para: thaisaraujoif@gmail.com

Consumo Consciente: Sabão Ecológico a partir do Óleo de Cozinha

RECICLAGEM:


Gente, eu não posso deixar isso passar. Já me perguntei o que aconteceria com tal ação, mas não sabia que era tanto. Vejam só isso:
A reportagem mostra como o sabão ecológico é produzido.
"Alerta para as donas de casa: o óleo de cozinha despejado diretamente na pia, ou misturado com o lixo comum, pode contaminar o solo, rios e até lençóis freáticos. Por isso é preciso saber reciclar o produto e saber como eliminá-lo de forma correta. Uma indústria de São Paulo tem apostado na reciclagem, e têm produzido sabão a partir do óleo. A idéia criou empregos e têm estimulado o consumo consciente."

Este vídeo é uma apresentação de como fazer o sabão ecológico em sua própria casa.
Você vai precisar de: 
• 2 litros de óleo usado;
• 800 ml de água quente;
• 80 ml de amaciante de roupa;
• 400 g de soda cáustica*

Este aqui, fala dos benefícios que você terá ao iniciar o processo de reciclagem do óleo. Lembre-se: uma vez jogado na pia de casa, estamos contaminando a água -que ao passar pelo tratamento de esgoto, vem para nossas casas-, e os alimentos -que são produzidos pelo solo. A natureza e assim: uma mão lava outra.

Ps: Ao manusear a soda cáustica, tenha cuidado. Use uma máscara de proteção, pois uma vez em contato direto com a pele, pode causar queimaduras gravíssimas. 
Hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.
Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.


Postarei a parte II (logo acima) que irá tratar do seguinte: caso você não queira fazer o sabão em casa, existem postos de coleta que caso não queira entregar no local, não precisa sair de casa. Eles vão até você!


Sugestões? Envie um e-mail para: thaisaraujoif@gmail.com

Paciência

Medite nesta música.
Lembre-se:
"Muitas pessoas existem, poucas vivem"



"Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma... até quando o corpo pede um pouco mais de alma... A vida não para ! Enquanto o tempo acelera  pede pressa, eu me recuso, faço hora, vou na valsa... a vida é tão rara! Enquanto todo mundo espera a cura do mal, e a loucura finge que isso tudo é normal, eu finjo ter paciência... O mundo vai girando cada vez mais veloz. A gente espera do mundo e o mundo espera de nós: um pouco mais de paciência. Será que é tempo que lhe falta pra perceber ? Será que temos esse tempo pra perder? E quem quer saber ? A vida é tão rara, tão rara..." (Lenine, Música: paciência)

Sugestões? Envie um e-mail para: thaisaraujoif@gmail.com

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Ganhe tempo na faxina



Lembre-se:
 "A música intensifica o rendimento de qualquer serviço".
 André Luiz (Chico Xavier - Nosso Lar)

Você é daquelas pessoas que entram em pânico quando começam a limpar a casa? Pois está sofrendo à toa. O trabalho que parece interminável pode ficar bem mais curto e tranquilo se você for um ser  humano organizado. Manter os objetos arrumados, por exemplo, facilita bastante sua vida na hora de limpar a casa. Além disso, a arrumação contínua, feita pouco a pouco, a cada dia, pode diminuir o tempo da faxina semanal, que às vezes pode durar o dia todo. Para isso, você precisa ficar de olho em tudo que acontece na sua casa. 




Veja algumas dicas que vão ajudar você a economizar até duas horas no tempo da faxina semanal:


• Dê um jeito na geladeira quando ela estiver vazia:
Nunca deixe para limpar o refrigerador assim que chegar da feira ou do supermercado. Se você vai às compras aos sábados, limpe-o na sexta, quando estiver quase vazio. Durante a semana, assim que perceber que algumas prateleiras ou gavetas estão vazias, aproveite para passar um pano rapidamente. Assim, a sujeira nunca vai acumular, e a geladeira estará sempre limpa e livre de maus odores. Economiza 30 minutos! 
- Dica esperta! 

No fundo do refrigerador, deixe um pote de margarina apenas com pedacinhos de carvão. Eles absorverão o cheiro forte dos alimentos. 


• Previna-se contra o bolor:
A umidade e o mofo são grandes inimigos da faxina. Deixe as janelas abertas por, pelo menos, duas horas ao dia. Se você trabalha fora, abra as janelas à noite. O importante é fazer o ar se movimentar pela casa. Desse modo, as manchas de mofo e bolor não se instalam, e a roupa guardada não absorve odores. E você não vai precisar arrastar móveis com tanta freqüência. Economiza 30 minutos! 

- Dica esperta! 

Uma vez por semana, deixe as portas dos armários abertas durante um dia, de preferência com as janelas abertas, para que a luz do sol entre. Se houver bolor, limpe com um pano embebido em vinagre. 


• Improvise um esfregão numa vassoura:
Se você não quer comprar um, faça você mesma o seu. O importante é que você não precise ir ao tanque sempre que o pano usado para limpar o chão se enche de sujeira. Em vez de usar panos convencionais, use panos de saco. “Vista” uma vassoura de piaçava com um dos sacos (que podem ser costurados com toalhas ou lençóis velhos). Esfregue o chão e, quando o pano estiver impregnado, vire-o. Economiza 20 minutos! 
- Dica esperta! 

Para facilitar a vida na hora de lavar o pano sujo, deixe-o de molho por 15 minutos em um balde com uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio para cada 3 litros de água e sabão. Lave com sabão. 


• Junte a roupa suja num só lugar:
Nada de ficar recolhendo meias e cuecas espalhadas pela casa! Estabeleça um local fixo para toda a roupa suja da casa, de preferência próximo à área de serviço. Use um cesto ou balde aberto. Oriente seus filhos e seu marido a colocar as peças sujas no local correto, e não deixe que as peças fiquem jogadas nos quartos ou banheiros. Economiza 20 minutos! 

- Dica esperta! 

Não deixe as peças úmidas misturadas com as secas. O odor da roupa molhada se espalha pelas demais peças e dificulta a lavagem. 


• Na hora de decorar... 

A decoração pode ajudar você a economizar tempo de faxina. Tecidos pesados como brim e sarja são difíceis de lavar e levam muito tempo para secar. Ao escolher cortinas, almofadas ou uma capa de sofá, opte sempre por tecidos leves e que não desbotem. Isso fará você perder menos tempo na hora de lavá-los. Economiza 20 minutos! 

- Dica esperta! 
Ao comprar sofás e pufes, prefira modelos de couro ecológico, que não necessitam de lavagem e podem ser limpos com esponja e sabão de coco.



Os 10 mandamentos da limpeza rápida e eficiente
1. Limpe tudo de cima para baixo. Assim, você não suja o que já limpou. 
2. Divida a faxina por cômodo. Acabou de limpar o banheiro? Feche-o e vá para o próximo ambiente. 
3. Junte tudo que for necessário para limpar um cômodo antes de começar a faxina. Assim, você não fica indo e vindo com baldes, vassouras e panos. 
4. Use chinelos (e mantenha-os sempre limpos). Não deixe que seus filhos entrem em casa de sapatos. Isso evita que a sujeira seja levada de um lado para o outro. 
5. Planeje as atividades. Seja objetiva e não pare o trabalho na metade. Se preferir, faça uma lista de tarefas e dê baixa assim que cada item for cumprido. 
6. Elimine a sujeira assim que ela surgir. Manchas secas são mais difíceis de tirar. 
7. Envolva toda a família na limpeza. Quanto maior o número de pessoas, menor o tempo da faxina. 
8. Deixe o chão sempre por último. 
9. Use um bom capacho. Quanto menos sujeira você leva para dentro do cômodo, mais rápida é a limpeza! 
10. Elimine tudo que for desnecessário. Quanto maior o número de objetos espalhados pela casa, maior o tempo de limpeza. Livre-se das tranqueiras!



Sugestões?  Envie um e-mail para: thaisaraujoif@gmail.com

Oportunidade







Não espere que a oportunidade venha até você, vá você em busca dela. Não acredite quando te disserem que "é tudo igual, é tudo a mesma coisa" ou " é melhor ficar por aqui mesmo, mais vale um pássaro na mão do que dois voando" - isso é um grande engano, só se é igual se você for igual. Seja diferente, busque sempre algo melhor, tenha fé naquilo que você acredita." (Rafael Monteiro)


Sugestões? Envie um e-mail para: thaisaraujoif@gmail.com

Minha vida - Recado pra vocês!

Geeente liiiiinda! Com esses dias de carnaval, fica um pouco difícil de postar. Eu não estava em Salvador. Passei 6 dias com meu avô em Camaçari -lugar ao qual passarei a morar- por questões pessoais. Só pra deixar todos vocês informados, ficarei sem net por lá. Pelo menos por enquanto. Mas continuarei postando sempre que puder. Lan houses estão no mundo pra isso, né verdade ? HAHA' Ainda tenho que fazer o cronograma do que irei postar no BLOG "diariamente". Juro que se eu não postar todos os dias, desconto num dia só! KK. Estarei de mudança esta semana, entre 23/02 (quinta) e sábado.   Enquanto não encontrarem novos post's aqui, indico o BLOG de minha grande e melhor amiga, Luanne Canário, em: http://palavraconcreta.blogspot.com, e deliciem-se ! A intenção do BLOG é a mesma: CONSCIENTIZAÇÃO! 

Carnaval Consciente


Desculpem a demora. Estava sem internet esses dias, por isso não postei logo.
Pessoas não esqueçam: neste carnaval usem camisinha. Se não puder usar, é melhor não fazer. Antes deixar um prazer momentâneo passar, do que viver sem prazer pro resto da vida. Previnam-se das DST's ou uma gravidez indesejada. Ahhhh, siim !! Não poderia esquecer: joguem tudo quanto utilizarem no lixo. Garanto que a cidade está repleta de cestos para lixo... em algum cantinho. É só procurar! Bebam (refiro-me às bebidas alcoólicas) o suficiente para que tragédias -brigas, discussões e até mesmo mortes- sejam evitadas. Hã? Água? Bebam muito, hidratem-se, para que toda essa energia gasta no carnaval seja reposta. Enfim... sejam conscientes e DIVIRTAM-SE!


Como somos um só no Criador, e seguindo o segundo maior mandamento do Mestre Jesus: "Ame ao teu próximo como a ti mesmo", digo à todos: amo vocês, queridos e queridas. Sinceramente, de coração. 

Fiquem em paz. Muita luz ! *-*

Frase para o carnaval:"Se beber, não dirija. Volte de táxi, não de ambulância".

Sugestões? Envie um e-mail para: thaisaraujoif@gmail.com

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Morrer Lentamente

Tirei este post de uma graaaaande amiga, Luanne Canário. Simplesmente, me apaixonei. Nada mais.
Grande Pablo Neruda ! *-*


Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo. Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar. Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor, ou não conversa com quem não conhece. Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos nos "is" em detrimento de um redemoínho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos. Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez a fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante... Morre lentamente quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe. 
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar. Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio pleno de felicidade.
(Pablo Neruda)


Sugestões? Envie um e-mail para: thaisaraujoif@gmail.com

Meditação & Saúde !

Meditar é estar no presente, aqui e agora, plenamente.


Uma prática benéfica para os planos mental, espiritual, físico e emocional. Estudos ao longo dos tempos, vêm mostrando que tal prática é liberada para qualquer idade. Não trata-se de religião e/ou ritual - como muitos pensam-, mas de um exercício para a saúde do corpo. Pesquisei alguns exercícios e dicas para você que deseja dar início á prática da meditação.
A parte das dicas é grandinha, mas vale a pena ler. Sério, tentem. Vale a pena !

              Exercícios: 
  • Um dos exercícios mais simples é observar a respiração. Sinta o ar entrando e saíndo pelas narinas. Acompanhe seu caminho por todo o corpo. Repare nos movimentos da barriga, do peito. Veja se há movimentos ou sensações na pelve, pernas, cabeça, etc. Esteja com o ar o tempo todo.
  • Quando estiver em contato com a natureza, sente-se diante de uma paisagem e observe-a. Ouça os sons, veja as cores, sinta os aromas mas não fique dando nome às coisas ou analisando-as: "esse cheiro deve ser daquela flor", "como é bonita a forma daquela montanha", "o som desses passarinhos me deixa tão relaxado...". Apenas ouça, veja e sinta sem criar frases na sua mente, sem ficar tagarelando internamente. -HAHA', temos esta mania às vezes, não é verdade?
  • Sente-se diante de uma janela e deixe que a claridade invada seu corpo. Sinta a luz penetrando pelo alto de sua cabeça e fluíndo por todo o corpo. Mantenha sua atenção nesse fluxo.

Dicas:
  • Escolha um lugar sereno onde você possa sentar-se de maneira confortável e com a coluna ereta. Pode ser numa cadeira ou no chão com as pernas cruzadas. Sentar-se sobre uma pequena almofada ajuda a manter as costas eretas. Use roupas que não apertem, nem incomodem.
  • Acender um incenso ou colocar uma música bem suave - de preferência que não tenham letras, somente sons; músicas clássicas, concertos barrocos- podem ajudar a criar um clima de tranquilidade no início. Depois de algum tempo, pode ser que você prefira dispensá-los.
  • Evite meditar quando estiver com sono ou muito cansado. Você se sentirá frustrado por não conseguir se concentrar e desanimará de sua prática diária. Um bom horário para meditar é pela manhã, quando estamos bem tranquilos e descansados. Porém, isso também é individual. Se você sentir que consegue melhores resultados à noite, escolha esse horário.
  • Comece com 10 minutos diários. Coloque um relógio para despertar após esse tempo, assim sua mente não poderá sabotá-lo, fazendo-o acreditar que já se passaram muito mais que dez minutos.
  • Não se mova durante esse tempo. O corpo é como um pote e a mente é a água dentro dele. Move o recipiente faz com que a água também se mova e, lembre-se, o que você quer é que sua mente permaneça quieta e imóvel.
  • A atenção deve estar voltada para o objeto da meditação (a respiração, um símbolo, etc.) sem que isso necessite de grandes esforços. Caso você disperse, reconduza sua atenção suavemente ao objeto escolhido.
  • Qualquer coisa que aconteça estará bem. Se houve um monte de pensamentos desfilando pela sua cabeça, se você tiver vontade de chorar ou de rir, se você achar que nunca vai conseguir se concentrar, tudo bem. Apenas continue sentado e, sempre que possível, volte a sua atenção para o objeto sobre o qual está meditando. 




Sugestões ? Envie um e-mail para: thaisaraujoif@gmail.com

Ouvir mais e falar menos !

"Falar demais ocasiona grande perda de energia."
(M. de Campos)

Andando pelos sites da vida, encontrei algo muito interessante. Aborda sobre o falar e o ouvir.
Existe uma disciplina espiritual dentro do yoga, chamada de Mauna (ou Mowna), que ensina justamente o jejum de palavras ou o voto de silêncio a praticantes.
A respeito da tagarelice, Sivananda comenta:
 “Um dos hábitos maus que diminuem o poder espiritual é o de falar demais. Se um homem fala demais ele sofre de soltura da língua. Pessoas silenciosas não conseguem sentar-se nem mesmo por um segundo com essas pessoas tagarelas ou prolixas. Elas falarão quinhentas palavras por segundo. Há um dínamo elétrico da fala em suas línguas..."
Ouvir música baixo. Conversar baixo, sobretudo ao celular. Isso realmente nos acalma, experimente.

Sugestões? Envie um e-mail para: thaisaraujoif@gmail.com

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Reciclar é preciso.

A natureza agradece.
Nem precisa dizer mais nada, né ?

Sugestões ? Envie um e-mail para: thaisaraujoif@gmail.com

Vê se aprende, garotinho !


São tantas pessoas que fazem isso nas ruas... meu coração dói quando vejo isso. Não adianta arrogância pra que as pessoas se conscientizem. Um simples gesto é a melhor forma para que as próprias entendam que está fazendo algo para elas mesmas.

Sugestões? Envie um e-mail para: thaisaraujoif@gmail.com