Pesquise aqui:

sábado, março 10, 2012

Lixo & Reciclagem - Parte II


• LIXO - VOCÊ JÁ PENSOU NISSO?


Lixo é tudo aquilo que consideramos inútil, indesejável e descartável, mas nem tudo que jogamos fora é lixo.

• O PROBLEMA DO LIXO:


No mundo somos seis bilhões de pessoas vivendo e produzindo todo tipo de resíduo.Cada um de nós produz cerca de 1 kg de lixo por dia. Nunca família de quatro pessoas são mais de 100 kg por mês. Imagine só? Vi numa revista que um bebê=25 toneladas de lixo - com dez dias de vida, é o que produzem. Imagine ao longo dos anos? Santo Cristo! 
Como já havia dito, com o crescimento acelerado das cidades e do consumo dos produtos industrializados descartáveis, a quantidade de resíduos aumentou e não houve preocupação com seu tratamento e armazenamento. 


• LIXÃO, UMA DOENÇA PARA A SOCIEDADE:


O lixão é uma das formas mais inadequadas de armazenamento. Nele os resíduos são depositados sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente. O chorume de cor escura proveniente dos resíduos orgânicos penetra no solo e contamina as águas. No lixão ocorre a proliferação de insetos, ratos e urubus e microorganismos causadores de doenças como dengue, febre amarela, cólera, leptospirose, tétano, etc... 


• A SOLUÇÃO É RECICLAR: 


Uma das soluções para o problema do lixo é a reciclagem, que é a transformação dos materiais coletados em matéria prima que será utilizada na fabricação de outros produtos.


• POR QUÊ RECICLAR?


-Diminui a poluição do ar, da água e do solo;
-Colabora para o crescimento da consciência ecológica;
-Proporciona grande economia de energia elétrica;
-Gera empregos através das cooperativas de reciclagem;
-Preserva os recursos naturais;
-Diminui a quantidade de residuos a serem depositados em aterros;
-Gera receita com a venda dos resíduos recicláveis.


• O QUE É COLETA SELETIVA?


Consiste na separação dos resíduos recicláveis, e quando bem gerenciada, contribuirá para aumentar a eficiência do programa.


• PENSE:


A reciclagem do lixo não só ajuda a proteger o meio ambiente, mas também nos ensina a refletir um pouco mais sobre tudo aquilo que jogamos fora.



Artigo retirado do site: http://nobrestar.com.br/reciclagem.swf

Sugestões? Envie um e-mail para: thaisaraujoif@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário